domingo, 27 de junho de 2010

Minha aprendizagem!


Esta semana ao finalizar meu portfólio de aprendizagens pude perceber que encontrar energia criativa e deixar fluir nossas perspectivas e, encontrar momentos de satisfação que atendem nossas necessidades de exploração e expressão de nossos anseios é uma tarefa incessante para os educadores. Sendo assim, este Estágio tornou-se a expressão da minha criatividade.

Ao executá-lo precisei ir muito além da sensação de não o compreender por suficiente, pois ele precisava ser algo extraordinário, algo que me identificasse. Em cada situação de planejamento me remetia à intensidade emotiva que transparece de alguma forma, em constantes acessos como de raiva, alegria, decepção, entre muitos outros, constantemente desencadeados em nossas vidas.

Este Estágio, na sua eterna construção e desconstrução na busca de aprendizagens diárias, me vez perceber como educador a grande dificuldade de produzir idéias de aprendizagens lúdicas. Mas o que aconteceu de mais relevante, e que meus alunos me mostraram o caminho para esta busca. Naqueles momentos em que eu trouxe argila para uma modelagem e eles transformaram num momento de simples brincadeira, modelando animais e heróis. No dia em que montei uma cabana na sala de aula para realizar uma Hora do Conto e eles não deixaram desmontar para brincar no restante da manhã, até a hora do descanso, para dormir nela. Foram nas pequenas coisas, que eles me fizeram perceber que a ludicidade deve e esta sempre presente nas aprendizagens importantes na vida de uma criança.

Nenhum comentário: