quinta-feira, 27 de maio de 2010

Velhas brincadeiras

Nesta semana que passou fazendo meu planejamento, refleti sobre tudo que já tinha trabalho e observei que faltavam brincadeiras, aquelas velhas brincadeiras da minha infância.

Penso que, hoje na infância de muitas crianças, faltam sim, as brincadeiras que não necessitam de objetos, mas sim brincadeiras faladas, de ação motora e não apenas de ficar sentado sem sair do lugar.

Então esta semana decidi inserir mais destas brincadeiras, mas enfrentei algumas dificuldades, pois a maioria destas brincadeiras possuem regras, que as vezes são de difícil compreensão para crianças maiores e como seria para crianças de quatro anos, esse foi meu desafio desta semana, criar brincadeiras que poderiam ser entendidas pelos meus alunos.

E assim depois de muita pesquisa encontrei uma brincadeira que adorava brincar que era “Salada mista”, claro modifiquei algumas coisas e a turma adorou. Outra que adorava brincar era de padeiro, pois em duplas fazíamos de conta que o colega era o pão e tínhamos que amassar, eles curtiram muito, pois o toque é interessante nesta idade do egocentrismo, fazendo com que eles olhem e façam algo por alguém, além deles próprios.

Acredito que esses momentos foram de grande aprendizagem para todos, e principalmente para mim, que passei mais alguns obstá-los com o planejamento, aprendendo que tudo se transforma com um pouco de imaginação e que nada é inato para sempre.


"Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses" Rubem Alves

Um comentário:

Marga disse...

Talvez, Emilia, não é que faltam brincadeiras na vida das crianças, mas a forma como os tempos atuais são encarados, a falta de momentos e espaços seguros para se brincar. O corre corre , o excesso de tecnologia, a grande quantidade de brinquedos prontos podem ser a justificativa para que o que era comum a geração anteriores, hoje não faça mais sentido ou fique apenas na memória. Maravilhosa a proposta de resgatar esse tempo, porque a regra faz parte, ou deveria fazer parte da educação de todos. Contudo, proponho que anotes as impressões das crianças, relates reações, falas, elementos que agreguem , evidenciem o quanto foi importante a atividade, para que esse relato seja subsidio para o seu TCC. No mais, Parabéns, Parabéns Parabéns!