quarta-feira, 12 de maio de 2010

" A cabana"


Nesta semana meu planejamento incluiu um tema solicitado pela Escola, Família. Este tema foi proposto pela Escola, pois esta semana presidia os Dias das Mães e trabalhar a Família é algo especial. Mas meu pensando estava voltado para o lúdico, pois não queria desviar dos meus objetivos.

E planejando pensei: o que fazer? Sim, conheço uma história, “A cama da mamãe” . Autor Joi Carlin; Tradução Ana Maria Machado, traz o tema. E agora era pensar no lúdico.

Assim lendo a história e planejando de que maneira deveria contar, que recurso utilizar, surgiu a idéia de fazer uma cabana na sala de aula e contar a história, pois há um momento da história que as crianças, personagens da história, montam uma cabana para brincar. Adorei!

Iniciei o momento, confeccionei uma cabana na sala para realizar a Hora do Conto, enquanto a turma fazia um lanche, quando eles voltaram para sala a turma reagiu com muita simpatia à brincadeira.

A turma gostou tanto que pediram que eu deixasse a cabana até a hora de dormir, e brincaram pelo resto da manhã. E a segunda atividade não pude realizar, pois como a turma gostou muito de brincar na cabana, fiquei triste em desmanchar.

Acredito que este momento foi de grande aprendizagem para eles e para mim, pois o lúdico é um momento especial para todos. E como eu gostaria que todos os adultos tivessem esta oportunidade de brincar, talvez o mundo fosse um pouco diferente!

Acima esta a foto da "nossa cabana" .


Referencia

-A cama da mamãe. Autor Joi Carlin; Tradução Ana Maria Machado; Ilustração de Morella Fuenmayor. 2.ed. São Paulo. Ed. Moderna, 2007.


" Educar é mostrar a vida a quem ainda não viu." Rubem Alves

Um comentário:

Marga disse...

Que linda imagem e mais ainda super legal a atividade! Idéias, diálogos que culminam com exercícios criativos, embasamento coerente, o Estagio vai fluindo e o tempo passando! A experiência vale e o mais interessante é que tu transpareces uma grande satisfação digna de bons e grandes educadores. Agora falta pouquinho para terminar essa etapa. O mais importante é que teus alunos possam vivenciar aprendizagens com um olhar mais reflexivo e instigante. A tua disciplina em realizar os trabalhos em dia e a persistência, já apresentam bons resultados, não é? Parabéns Emilia!