segunda-feira, 31 de maio de 2010

"Vamos fazer comidinha"


Planejar diariamente é um grande desafio para todos os educadores que estão preocupados em atingir seus objetivos. E não foi diferente para mim nesta semana pensar e desenvolver diferentes aprendizagens através do lúdico.

O tema alimentação sempre trás grandes possibilidades de atividades, dentro destas atividades o que se torna difícil é realmente achar brincadeiras que envolvam o tema.

E pensando em todo o trabalho que tive nesta semana em planejar, em pensar nas atividades, e nos momentos em que tudo ocorreu, percebi que o momento mais lúdico foi realmente o menos planejando, o mais simples em todo que contorna esta loucura que é a rotina escolar.

A Brinquedoteca foi o lugar escolhido por eles para utilizarem na sua aprendizagem, por que? Fiz esta pergunta variada vezes, penso que é o lugar que elas mais gostam e esperam para freqüentar, ou talvez porque sugerir brincarem de fazer “comidinha”. A questão é que eles brincaram e exploraram naquele momento tudo que queriam saber sobre comida. Fizeram perguntas, como: "profe você gosta de carne?" " Eu vou fazer massa com molho!" imaginaram comidas, o faz de conta foi realmente algo maravilhoso de se presenciar.

Há momentos que realmente não podem ser explicados, apenas vividos, aprendizagem é isto, vivenciar e guardar para sempre dentro de você.

"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".

Rubem Alves

Nenhum comentário: