segunda-feira, 17 de maio de 2010

" Camila"


Na semana que passou encerrei a atividades que falavam de Higiene, e pensei: como vou transformar estas aprendizagens em momentos lúdicos?

Então surgiu a personagem “Camila”, ( personagem do livro: Camila faz xixi na calça. Autor: Delvaux, Nancy; Pétigny, Aline de. Editora: Larousse Brasil. São Paulo, 2003.) que foi tirada de um livro, na qual a história foi narrada para a turma.

Eu sabia que a turma tinha adorado a história da “Camila”, pois ela fazia coisas que acontecem com eles também, e precisava utilizar esta identificação que a turma tinha com ela. A Boneca que narrei a história já era “A Camila”, só faltava eu fazer uma função para ela.

Assim surgiu a nova mascote da turma, que com sua sacola cheia de objetos, vai para casa de um colega todos os dias para viver novas aventuras. E ela sempre tem uma tarefa para ser realizada, desta vez ela está aprendendo a escovar os dentes e passar fio dental. Camila tem um Diário, que nele pode ser registrado todas as aventuras da Camila, que claro são realizadas pelos familiares das crianças, pois eles não sabem escrever.

E mais uma vez pude transformar a aprendizagem num momento lúdico, e a cada dia que passa aprendo que é possível sim, ser um lúdico-educador.

"O educador diz "veja e, ao falar, aposta. O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu." Rubem Alves

Um comentário:

Marga disse...

A ludicidade como tema na educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental é prioritária, embora nem sempre tenha a devida atenção. Mais uma vez é visível o que a continuidade da tua formação qualifica teu trabalho e evidencia tuas habilidades de orientar e enaltecer o currículo, bem como o ato de aprender a aprender! Parabéns por te manteres perseverante e conservares esse encantamento, que certamente terá sequência ao decorrer do ano.