segunda-feira, 3 de maio de 2010

Lúdico

Está semana pensando no meu planejamento, como iria fazer com que meus alunos aprendessem brincando, fiquei um pouco frustrada, pois nada vinha em minha mente.

Então realizei meu planejamento com as idéias que eu tinha, e consegui aplicar tudo conforme o planejado. E foi num deste momento de proposta de atividade que pude perceber que as crianças de certa forma, transformam o aprendizado numa brincadeira. Como? Não sei, esta visão de mundo deles é realmente lúdico e inexplicável!

A segunda atividade proposta da segunda-feira, era modelar com argila, como fazia o personagem da história contada na atividade anterior. Solicitei que os alunos modelassem o que eles desejassem, sem dar sugestões, sabem o que aconteceu? Eles brincaram com a argila, fizeram bonecos, personagens que eles gostam, carrinhos, o que a imaginação deixou que eles realizassem. Observando isto me dei conta eles estavam aprendendo brincado. E naquele momento me senti novamente um ludoeducador.

E após refletindo na avaliação diária, fiquei em dúvida desta minha conquista, será realmente que as crianças iriam brincar se eu fizesse esta proposta diferente, ou se de qualquer forma eles brincariam?

Quero pensam que foi sim a forma que eu realizei a proposta, sem pensar no lúdico.

Abraço, Emília Peters.

"A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente." Rubem Alves

Um comentário:

Marga disse...

Para nós adultos, Emilia, a conotação do brincar sempre é diferente do que criança compreende. Penso que o "elo" entre o conceito propriamente dito e o que conseguimos ser compreendidos, está na alegria com que a atividade é desempenhada e a satisfação que é expressa no olhar de quem 'cumpre' e executa! Então, quando tu ficares na dúvida,deixas o vínculo que existe entre vocês manifestar o prazer de estarem juntos e dali resultar em uma aula lúdica e significativa. Parabéns pelo encantamento que teu trabalho traz! Deixo uma questão apenas para refletires, não requer uma resposta direta e imediata. Mas será que aqueles inocentes brincando de construir seu mundo a partir do olhar de um adulto, não se sentem maiores e crescidos? E isso não é algo serio e intensamente Lúdico? Se quiseres apenas comente. Abracitos!