quinta-feira, 21 de maio de 2009

FÓRUM FILOSOFIA

Esta será minha primeira postagem deste semestre, porque? não sei explicar exatamente, mas esqueço sempre de realizar as postagens, ou quando lembro fico em dúvida no que o como postar, assim escolhi a minha argumentação final do fórum de Filosofia, pois acredito que obtive uma boa aprendizagem nesta atividade, e pude desenvolver mais a habilidade de argumentação.

Ao ler os argumentos das colegas argumento que, uma vez que tinha o propósito de não interferir nem julgar o modo de vida de seu objeto de pesquisa, a resposta afirmativa do antropólogo vem ao encontro do que ele se propunha. Apesar de ter ciência dos riscos que aqueles nativos corriam o pesquisador, sabendo das crenças daqueles habitantes, respondeu dentro do que considerou causar menor interferência naquela cultura.

Penso que Claude agiu corretamente, porque negando ser "O mensageiro dos deuses", ele influenciaria a atitude dos nativos, daquele momento em diante, mudando a cultura do povo, que passaria a ver o homem branco de outra forma, não mais os tratando como enviados dos deuses. Os brancos nessa condição podem ou não influenciar os costumes dos nativos, mas Claude não pode garantir que isso acontecerá, portanto deve respeitar a verdade da cultura onde está inserido, não pondo em dúvida suas crenças.

Por isso a verdade que o antropólogo lhes nega é a sua própria cultura e os nativos sabendo dela não lhes protegeria de uma devastação que poderá ocorrer por qualquer outro motivo. Essa verdade não lhes traria benefícios, pois do que adiantaria ter consciência de concepções do mundo de Claude, se eles vivem na ilha, inseridos em próprio seu mundo.

2 comentários:

Geny disse...

Querida aluna Emilia Peters da Costa!
A partir de hoje vou fazer parte dos comentários no seu portfólio.
Lendo os seus registros, suas colocações são pertinentes, você procura ajuda na tentativa de melhorar seu trabalho, na certeza que em breve vai conseguir associar teoria e prática e identificar o crescimento de seus alunos, Concordo que somos produto de uma educação conservadora e autoritária. É nessa busca de conhecimentos que conseguimos nos libertar.
Achei muito importante as suas reflexões!
Obrigada por suas postagens, elas são muito importante para a sua trajetória acadêmica.
Um abr@ço virtual,
Professora Geny Schwartz da Silva
Tutora Seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS

Márcia Caetano disse...

Olá Emília,

Gostaria de primeiramente de te parabenizar pelos teus marcadores no blog, estão bem demarcados e orgnizados, isso facilita e dá uma clareza pra quem está visitando o blog.

Eu sou a Tutora Márcia e estou aqui para dialogar contigo sobre as tuas postágens. Qual é a sua dúvida nas postagens, é quanto ao conteúdo, o que escrever? o formato? inserir imagens?

Eu gostei da reflexão que você fez sobre o texto de filosofia, discutindo um comportamento e se posicionando. E agora como você consegue transpor esta questão na sua vivência como professora?

Um abraço

Márcia Caetano
Tutora