quarta-feira, 4 de março de 2009

FUNDEB

A estatística da educação em geral, especialmente, no ensino fundamental apresenta hoje resultados intoleráveis, resultados esses que vem de um processo histórico e educacional claramente seletivo e elitista, na qual a política administrativa dos Governos e Governantes influi diretamente nas políticas educacionais. Esses fatores, favorecidos em uma sociedade globalizada, tornaram inadiável a luta dos profissionais do ensino por melhores condições de ensino e aprendizagem, incluídos aí seus salários.
E neste momento que ressalto a Constituição da República de 1988 (CR/88) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) conferiram com grande relevância à educação a uma categoria de princípio e de direito social (art. 6º da CR/88), articulando-a com a proteção à cidadania e com a dignidade da pessoa humana (art. 205 e 3º da CR/88). Sabemos também que em 1964 foi instituído o salário-educação, que é uma contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações voltados para o financiamento da educação básica pública. E a partir da nova Constituição e a LDB que diz que através do Financiamento Protegido os recursos destinados ao FUNDEB devem ser usados para a - remuneração e aperfeiçoamento do pessoal docente e demais profissionais da educação, e com esse e outros fatores houve uma melhora em relação a remuneração da classe docente, mas a luta por melhores salários ainda é uma grande desafio para os docentes principalmente relacionados a órgãos públicos.

2 comentários:

Analissa disse...

Emília, nas tuas três últimas postagens te preocupaste em trazer dados e informações oriundas de pesquisas sobre os temas abordados nas interdisciplinas de Gestão e Organização. No entanto, para as próximas postagens a sugestão é que não te restrinja aos extratos dos textos.

É muito mais rico e interessante se conseguires integrar essas informações com o que precebes da realidade da tua escola. Até porque sabemos que em cada realidade, as articulações e aplicações ocorrem de modo peculiar.

Além disso, sempre que te baseares em leituras, é aconselhável referir a(s) fonte(s) da tua pesquisa, ok?

Abraços!
Analissa

Fabiane Penteado disse...

Olá Emilia!

Vais perceber que optei em fazer 1 único post sobre tuas postagens em teu portfólio por acreditar ser mais produtivo desta forma do que se fosse postar um por um, pois todas as postagens tem características semelhantes e sempre é possível trazer um retorno com todas elas exemplificando.

Com relação as tuas postagens, por exemplo:
A importância dos Conselhos Municipais nas escolas - Gestão Democrática e FUNDEB – Em ambas as postagens percebo que traz dados e/ou reflexões (ou um pouco das 2 coisas) informando o papel de cada órgão citado, mas não traz fragmentos que possam elucidar teu leitor com relação ao propósito da tua escrita. Não diz o motivo de ter escolhido esta postagem como aprendizagem, entende onde quero chegar?

Tuas informações não estão erradas, apenas percebe que faltam alguns elementos para que fiquem mais claras e objetivas e que situem melhor o leitor. O que te sugiro é que incremente algumas outras informações como, por exemplo: Explicitar de onde surgiu a postagem. Muitas vezes começamos a escrever com base naquilo que já sabemos e esquecemos que muitos que irão ler, não sabem quem somos, de onde viemos, e tão pouco porque estamos escrevendo aqueles registros. Faz-se necessário elucidar melhor nosso leitor. Por vezes nós tutoras lemos e ficamos nos perguntando: Ela registrou uma aprendizagem, mas porque escreveu sobre tal tema? De qual Interdisciplina esta falando. Às vezes fica difícil entender a origem da postagem sem maiores esclarecimentos prévios (Interdisciplina, descrever a atividade solicitada, descrever como foi a realização desta atividade, o resultado desta atividade, a reflexão sobre o resultado desta atividade)... Às vezes não nos damos conta, mas acabamos escrevendo como se as pessoas soubessem o que se passa em nossas cabeças. Já percebeu isso? Acabamos deixando um pouco da escrita na cabeça e outro pouco escrito na tela do computador via teclado  - Isso acontece muito comigo, pois fazemos muitas coisas ao mesmo tempo e quase sempre tudo muito corrido.... Estou sempre me policiando... 
Por isso te comento que descrevas mais sobre a postagem que estas nos trazendo, apesar de sermos tutoras, não temos acesso as outras interdisciplinas e às vezes acaba ficando um pouquinho complicado para nós sabermos quais são as atividades que vocês estão em constante produção.
Certo?

Um grande abraço,
Fabi