quarta-feira, 4 de março de 2009

Gestão Democrática

Sabemos hoje que a Gestão Democrática é uma grande aliada nas questões relacionadas a participação política da comunidade escolar e local, esta gestão deve ser valorizada por todos nós como fruto de um processo de lutas e disputas e exige o compartilhamento das decisões sobre um modelo de educação que permita a emancipação social dos sujeitos tendo como base a democracia participativa.
E isto não é uma tarefa fácil, pois fomos e, por vezes, ainda somos alvo de uma educação autoritária e patrimonialista, tanto no âmbito familiar, quanto no escolar e social, visando a manutenção deste um triste quadro econômico que privilegia a poucos e prejudica a muitos cidadãos brasileiros.
E desta falta de aplicação da teoria na prática surgiu um grande questionamento como professora, quando precisei do auxilio da direção e colegas, quando precisei de algo para me auxiliar como educadora, numa amplitude social, cultural, me deparei sem ferramentas para auxiliar na resolução deste questionamento. E ao esperar que, talvez o PPP da minha escola auxiliaria nas minhas duvidas, pude perceber que dele não me serviria, pois o assunto em questão estava relacionado a um questionamento cultural sobre gênero e esse assunto não estava integrado ao PPP, eu educadora buscava apenas como me portar perante meu aluno, estabelecendo uma conduta correta ou então de argumentação com a família desta criança.
Sei que somos Seres Humanos, e que passamos, podemos assim dizer, por um longo processo até chegar à vida adulta. O que não verdade, não sabemos exatamente onde este processo acaba quando chegamos, ou melhor, quando atingimos este processo por inteiro. Acreditamos que de certa forma, chegamos todos a completar este processo, mas não temos certeza se todos o completam no mesmo tempo. As características deste processo, ou podemos dizer desenvolvimento, estão de certa forma ligados ao espaço e tempo de situações individuais e coletivas desses seres que se encontram nesta caminhada de desenvolvimento. E é nesta caminhada que se da, ou melhor, que há relações, relações de ensino e aprendizagem, envolvidas como dito acima. O espaço deste processo é a sala de aula e o tempo é a aprendizagem que o professor e o aluno buscam com objetivos comuns e não comuns. Esse caminhar juntos se dá numa permanente busca. E é neste espaço e tempo que se da às principais características, deste processo, crescer, desenvolver o intelecto, trabalhar relações sociais.

2 comentários:

Fabiane Penteado disse...

Olá Emilia!

Ver comentario mais para acima....

Bjs,
Fabi

Gláucia Henge disse...

Pois é... Emília! Essa decepção com que tu te deparaste é mais comum do que parece... Infelizmente muitas vezes não temos a organização e o apoio realmente necessários para uma verdadeira gestão democrática... Mas não vale desanimar, né?!
Abraços,Gláucia