segunda-feira, 12 de abril de 2010

PROJETO DE ESTÁGIO

Neste primeiro momento de contato com este mundo chamado "Estágio" gostaria de ressaltar a minha grande dificuldade na elaboração do Projeto de Estágio. Nesses últimos dias a realização deste projeto se tornou uma tortura, pois não entendo porque apenas quarta-feira última foi passado isto para nós. Fico apenas frustrada por não ter tido está orientação anteriormente.

E disso tudo só tiro uma aprendizagem, que é apenas através da Teoria que podemos iniciar algo como um projeto. Após ler e reeler por variadas vezes os autores trabalhados nas Interdisciplinas no decorrer do curso e que pude perceber o quando é necessário seguir um referencial teórico, pois sem ele, não saberia, por exemplo, o que desenvolver na minha turma de Estágio, na qual se encontra na Faixa Etária de 2 a 3 anos e segundo a Teoria Epistemologia Genética de Jean Piaget nos revela que, crianças desta idade se encontram no estádio pré-operatório, que possuem como característica principal o egocentrismo.

Um comentário:

Marga disse...

Oi Emilia, tudo bem?
Fica comigo uma imensa satisfação em comentar tuas postagens nesse oitavo eixo. Desejo que tudo flua com tranquilidade e sucesso nessa nova etapa e que as reflexões complementem tua caminhada acadêmica de uma forma construtiva e eficaz no enriquecimento do conhecimento que te aproprias. Bem então aos comentários: antes de tudo...MUITA CALMA NESSA HORA,querida, o estágio, não é para ser torturante para ninguém, encare-o como uma parte do processo da tua formação, mas que não foge ao que tu já vivencias ao longo da tua caminhada enquanto educadora. O projeto, nada mais é que um elemento do teu planejamento e como tu certamente deves estar acostumada a arquitetar,basta apenas apontar conforme as orientações recebidas.As frustrações, nesse contexto, também são partes do processo, e o lado bom delas é que nos movem a refletir e aprimorar a nossa prática. Teu público alvo, a EI, é um campo riquíssimo de aprendizagem , porque é observável.Uma vez criado o vínculo com a turminha, o retorno é visto rapidamente. Se o egoncentrismo é o elemento visível, agora é projetar a partir do interesse comum, atividades que auxiliem na socialibilidade e atendam a ludicidade e o encanto tão pertinente ao universo que eles vivem!
Das leituras que fizeste, o que mais ficou latente? O que elas têm haver com tua Prática? Pense e verás que a relação existente ao que Piaget revela em sua teoria e o cotidiano em que tu atuas, é viva e intensa..e eu fico no aguardo, das inúmeras descobertas e relatos que virão por ai! Sucesso na tua caminhada!
Abraços!