domingo, 18 de abril de 2010

Estágio

Ao iniciar a pesquisa para o Projeto de Estágio primeiramente elaborei a temática ser ser trabalhada com a Turma.
Partindo deste ponto uns dos temas que vou trabalhar no Estágio é o Brincar e falar no Brincar não podemos deixar de falar em Tânia Fortuna, nossa mestra do Brincar.
Numa das interdisciplinas desenvolvidas no decorrer do curso tivemos a honra de ter como professora Tânia Fortuna que nos fez refletir muito sobre o brincar. Eu como professora de Educação Infantil, sempre buscando novas experiências e vivencias sobre o Brincar já conhecia um pouco do sobre sua pesquisa e pude interagir e descobrir mais sobre o seu trabalho.
E o que mais me marcou ao reler seu ensinamentos foi sobre o ludoeducador o professor que brinca. Um ludoeducador faz de sua sala uma aula semelhante ao brincar-atividade livre, criativa, imprevisível, capaz de envolver por inteiro o aluno que brinca ( e estuda, e aprende), proporciona uma aula que não está centrada na produtividade. Uma aula lúdica é aquela que desafia professores e alunos, que os faz desejar saber, que os faz sentir prazer. (Fortuna,2000).
E é inspirada nestas palavras que estou tentando ter está postura no meu Estágio, faz algum tempo que aos poucos estou criando este habito do lúdico como aprendizagem, pois a Educação Infantil proporciona estes momentos de interação, lúdico e aprendizagem.

FORTUNA, Tânia Ramos. Sala de aula é lugar de brincar? In: XAVIER, Maria Luisa,; DALLA ZEN, Maria Isabel H. (Orgs.). Planejamento em destaque: análises menos convencionais. Porto Alegre: Mediação, 2000. (Cadernos de Educação Básica 5).

Um comentário:

Marga disse...

Emilia é bem assim mesmo! Agindo como relatas, tu expressas um olhar investigativo e peculiar que pode te trazer elementos bem interessantes para evidenciar as aprendizagens e registrar momentos únicos e intensos no desenvolvimento biopsicosocial dos teus alunos. Brincando, o vinculo vai se ampliando,fortalecendo valores e transformando atitudes. Parabéns!