domingo, 4 de outubro de 2009

GIROUX- EJA

Realizar a segunda atividade da interdisciplina EJA que nos trouxe a leitura do texto de de Henry Giroux Alfabetização e a pedagogia do empowerment político, foi algo que me possibilitou ter um novo olhar em relação a organização escolar hoje, pode ser analisado, no decorrer do texto que, nesta organização da educação escolar, que determinados padrões de pensamento até então valorizados pela escolarização radical, (identificar, reproduzir, memorizar, repetir) començam agora a serem pensados na necessidade da escola sistematicamente realizar, em situações de aprendizagem, o desenvolvimento de ações que leve a pensamentos mais complexos, (analisar, comparar, confrontar, sintetizar). Acredito e compreendo com este estudo que, a partir de uma nova sistematização escolar, serão efetivamente desenvolvidas as competências e habilidades de cada sujeito como aluno.

3 comentários:

Márcia Caetano disse...

Oi Emília,

Os textos Henry Giroux sempre nos trazem boas reflexões, não é mesmo? Eu Gosto muito desse autor, só lamento ter conhecido seus livros apenas no curso de mestrado. Aproveite essa oportunidade de ler, refletir e construir seu próprio posicionamento sobre a educação. Sua reflexão nesta postagem está muito boa. A questão é como a nova sistematização da escola irá efetivamente desenvolver as competências e habilidades de cada sujeito como aluno?

Um beijo
Márcia Caetano
Tutora

Luciane Machado disse...

Emília, as duas postagens estão boas, a primeira você fala do parecer CEB 11/2000 que nos esclarece muitas coisas e nos traz as funções da Eja, que são importantes para compreendermos todo o processo de ensino até chegarmos no ensino da Eja.
O texto de Giroux faz um aprofundamento na questão da alfabetização da Eja, fala sobre os pensamentos de Paulo Freire que fala sobre a leitura crítica de mundo que deve nortear o ensino na Eja e o autor Giroux que faz pensarmos sobre a hegemonia social, que a educação tem que lutar para fazer a mudança.Bjs.

Leonardo Porto disse...

Prezada Emília,

vamos tentar transformar as postagens em auto-avaliações?
Vou lembrar-lhe os passos:
1. Experimente reservar um tempo fixo na semana para realizar a postagem semanal. Pare para pensar na sua aprendizagem. Você merece esse tempo.

2. Cada postagem pode dar conta de aprendizagem que se relaciona com uma ou mais Interdisciplinas.

3. Construa as postagens de suas aprendizagens com argumentos e evidências.

4. As evidências são ações concretas que demonstram nossa aprendizagem. Essas ações podem ser exemplos da sala de aula, a aplicação de algo na sua vida pessoal, um trabalho na comunidade, a criação de uma atividade, um ato de pensamento que relaciona conceitos, etc. Mas essas ações são evidências quando acompanhadas por argumentos que fazem a leitura crítica das ações.

5. Ao trazer fragmentos de atividades ou de textos lidos nas Interdisciplinas mostre o seu posicionamento informado. Explique o que faz diferença ao saber isso. Demonstre por que tal ideia é importante. Relate se tal situação já foi vivida por você. Que tal mostrar as limitações ou os avanços contrapondo idéias e conceitos?

6. Continue usando os marcadores para sinalizar as Interdisciplinas que estão envolvidas em uma aprendizagem;

7. Lembre-se que o Portfólio de Aprendizagens transcende o curso, é público e tem visibilidade na Internet com visitas inesperadas.

Leonardo.